Educação para a Saúde

_________________________________________________________________________

Papel do Enfermeiro de Saúde Escolar

Consultar informação

 

_________________________________________________________________________

Nota Informativa de 09.11.2017

Integrado no Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento, estará em funcionamento, no bloco E, gabinete de informação e apoio ao aluno; este espaço tem como principal objetivo, prestar apoio e aconselhamento aos elementos da comunidade escolar assumindo-se como espaço confidencial de partilha, visando qualquer assunto relacionado com a educação para a saúde e a educação sexual, em toda a sua abrangência física, psíquica e emocional.

O atendimento é assegurado pelos elementos da Equipa de Coordenação da Promoção e  Educação para Saúde e funciona em estreita colaboração com o Serviço de Psicologia do Agrupamento.

O gabinete dispõe de um endereço eletrónico (gabinete.saude@aesia.pt) para que toda a comunidade escolar possa utilizar como via esclarecedora.

 

_________________________________________________________________________

icon-saudeEm contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem, de forma mais consciente, a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.

Assim sendo, é nosso propósito trabalhar para que a educação para a saúde, no nosso Agrupamento, seja implementada de forma equilibrada, no respeito pelas orientações legais e tendo em conta as questões e os anseios dos alunos e as preocupações dos pais e encarregados de educação.

As atividades são dinamizadas, sempre que possível, em colaboração estreita com os pais e Encarregados de Educação,serviços de saúde e/ ou outras entidades externas, fomentando a participação familiar e a ligação ativa à comunidade.

São também atividades que promovem na escola relações humanas saudáveis entre os diversos agentes da comunidade educativa, baseadas no respeito, na exigência e no rigor.