E.B. Bairro da Covina


Ementas 2019/2020 http://app.cm-loures.pt/educacao/educacaoalimentar2.aspx

 

A Escola Básica do Bairro da Covina, situa-se no Bairro da Covina, Santa Iria de Azoia, concelho de Loures. Foi construída pela Fábrica de Vidros “Covina”, destinando-se, inicialmente, à frequência dos filhos dos funcionários da mesma. Esta especificidade, leva-nos a crer que, poderá ser a justificação pela qual o seu projeto arquitetónico não tem qualquer semelhança com o projeto padrão encontrado nos restantes edifícios escolares da mesma época.

Atualmente, os alunos da escola são provenientes na sua maioria do Bairro da Covina, Bairro do Estacal Novo, Urbanização da Quinta do Castelo e Bairro do Cativo.

Possui 5 salas de aula (1 do jardim de infância e 4 do 1º ciclo), refeitório/ sala polivalente, uma cozinha, 4 casas de banho e um gabinete. Todas as salas possuem ar condicionado e quadro interativo. O espaço exterior é amplo, com recreio e campo de jogos. Tem acesso direto ao parque infantil.

Tem uma biblioteca num monobloco climatizado, que se encontra situado no logradouro da escola.

Apresenta um corpo docente constituído por 4 professores titulares de turma, no 1º ciclo, 1 Educadora de Infância, 1 professora de Apoio Educativo e 1 de Educação Especial; o pessoal não docente é composto por 6 assistentes operacionais.

Atualmente as refeições são servidas a quente. Vêm de uma escola de outra escola. A qualidade das mesmas melhorou consideravelmente.

A Escola orgulha-se do seu passado de estreita ligação com a comunidade envolvente e do seu presente que com a cooperação da Associação de Pais e de todos os Encarregados de Educação permite e valoriza o trabalho desenvolvido em prole de todos os alunos da Escola.