E.B. da Via Rara


Ementas 2016/2017 – http://app.cm-loures.pt/educacao/educacaoalimentar2.aspx

 

A Escola Básica da Via Rara está inserida no Parque Urbano de Via Rara, e integra um jardim envolvente, em que se plantam “novas flores”, que “ganham” raízes com o pé na terra, regadas pelo conhecimento de gerações e pela herança de princípios educativos, que respeitam os ciclos do verbo Ser e Estar na sua dimensão educacional!

Fica situada bem perto do complexo desportivo que inclui as piscinas, campos de ténis e campo de jogos desportivos, integrados no Parque Urbano de Via Rara.

É neste excelente enquadramento paisagístico que surge do lado do sol nascente a Escola Básica da Via Rara. Este centro educativo apresenta uma traça arquitetónica moderna, perfeitamente integrada na paisagem urbana circundante, com todos os requisitos necessários para a obtenção do sucesso educativo esperado, facilitando a integração da “diferença” e aceitação do “outro”, uma vez que apresenta rampas de acesso, elevador, espaços amplos e uma adequada luminosidade natural, com vista para espaços verdes, quer fora, quer dentro do recinto escolar, colmatando com uma Unidade de Apoio à Multideficiência.

Este edifício, de caráter educativo, apresenta-se em dois pisos. No primeiro andar oito airosas salas de aulas para o 1º ciclo equipadas com moderna tecnologia educativa, servidas por quatro pequenas salas intermédias que permitem funcionalidades de âmbito pedagógico e um centro de recursos/biblioteca. No piso inferior, servido por um átrio que convida à entrada, são apresentadas três salas para o Pré-Escolar, uma ampla e bem apetrechada sala onde funciona a Unidade de Apoio à Multideficiência, que integra, neste momento, 6 alunos com diferentes tipos de Necessidades Educativas Específicas, em vários níveis, tais como: físicas, neurológicas, emocionais, entre outras e, uma sala de terapia de estimulação sensorial (Sala Snoezelen). Para estes alunos também contamos com a experiência profissional e o carinho de técnicos especializados, entre eles se encontram os técnicos de psicomotricidade, terapeutas da fala, psicólogos, etc. Ainda neste piso existe um excelente ginásio, moderno e bem equipado, e um agradável refeitório servido por uma cozinha bem apetrechada e com condições adequadas ao serviço diário de refeições.

O logradouro revela-nos o cuidado que é possível existir no aproveitamento das características paisagísticas para proporcionar aos elementos da comunidade educativa excelentes condições de convívio ou práticas de jogos e atividades de carácter lúdico-pedagógicas.

A Escola básica da Via Rara apresenta um grupo educativo constituído por 5 professores titulares de Turma no 1º ciclo, 1 professora de Apoio Educativo, 1 professora do Projeto “Fénix”, 1 professora afecta ao CR/BE, 3 Educadoras de Infância e 2 professoras de Educação Especial; o Pessoal não docente é composto por 10 funcionárias distribuídas pelas várias salas e funções. Esta equipa de PD e PND são a garantia do bem-estar profissional, social e psico-emocional dos cerca de 185 alunos que compõem o corpo discente deste excelente centro escolar, sendo 75 alunos matriculados no ensino Pré-escolar e os restantes alunos matriculados no 1º Ciclo. Estes alunos são, maioritariamente, oriundos das localidades de Santa Iria de Azoia, Via Rara e também do concelho de Vila Franca de Xira, quer para o Pré-escolar, quer para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este estabelecimento escolar tem um horário letivo das 9 horas às 16 horas, contudo conta com uma forte componente de Apoio à Família, no sentido de colmatar as necessidades dos horários laborais dos Encarregados de Educação, pondo à disposição um serviço de prolongamento de horários, pela Câmara Municipal de Loures, para as crianças do Pré-escolar e um serviço de ATL, que funciona de forma muito eficaz prestando um excelente trabalho.

Numa escola que se pretende dinâmica e que proporcione as melhores condições para a prática pedagógica, é de salientar as parcerias e sinergias existentes entre Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Associação de Pais e restante comunidade educativa, através de um diálogo e colaboração constante, através de um leque variado de atividades proporcionadas aos discentes, docentes e Encarregados de Educação. De referir, que estas atividades são de caráter físico, lúdico e cultural, centradas na formação humanística que ser pretende para o desenvolvimento pleno de qualquer cidadão integrado numa sociedade moderna e em permanente mudança.

Pretendemos ser uma Escola que cultiva saberes e conhecimentos, ensinando a Saber Estar e Ser… para que o perfume das nossas “Flores” possa chegar mais longe e a todos os jardins da sociedade!!!

 

Venham conhecer-nos!