AESIA – Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azoia

Boas vindas 

Sejam bem vindos ao AESIA .

Novo ano letivo, novos desafios se avizinham para alunos. para o corpo docente e não docente mas também para as famílias.

A Escola de hoje está sujeita a grandes e rápidas transformações, assim como a novos e inesperados desafios. Sempre o soubemos, e vemo-las todos os dias, em que a construção do conhecimento é mais rápida do que a nossa capacidade de absorvê-la. Vivemos um tempo de mudança acelerada, de incerteza.

Agora que o ano letivo se inicia os desafios continuam a ser imensos, situação agravada face ao contexto pandémico que vivenciamos.

Aos alunos que entram pela primeira vez na nova escola ou no jardim de infância abre-se um novo mundo, repleto de novos desafios. É também para eles um pequeno mundo cheio de mudança. São os novos espaços, os novos funcionários e professores, as novas regras, regras de segurança, de comportamento.

Este ano voltamos a iniciar o ano com um momento particularmente diferente para receber os alunos que ingressam no primeiro ano ou no quinto ano. Eé no dia 15 para os pais e encarregados de educação da educação pré-escolar. Vai ser no dia 16 de setembro para os primeiro e quinto ano de escolaridade. Na escola sede, os novos alunos serão recebidos pelos diretores de turma  Os mais novos, alunos do 1º ano de escolaridade, serão recebidos pelos respetivos professores e pelos Coordenadores de Estabelecimento,  Será também um momento especial em cada uma das escolas. Novos professores, diferentes espaços, novos materiais, livros…

Na educação pré-escolar as crianças irão conhecer os novos espaços, novos colegas, os novos professores. Tudo é novo e muda todos os dias.

O AESIA possui um corpo de profissionais empenhados quer sejam professores, auxiliares técnicos ou operacionais. O AESIA tem uma comunidade educativa que acredita nas suas potencialidades e nos seus profissionais.

Tendo como primeiro e último dos objetivos a melhoraria do sucesso educativo, dos processos educativos e o promover uma cultura de rigor e de exigência junto dos nossos educandos, contamos com todos, professores empenhados, assistentes técnicos e operacionais envolvidos no espírito do serviço público, pais críticos e colaborativos.

Contamos com todos na procura da melhoria da qualidade educativa e da excelência. Um caminho que nos responsabiliza a todos, exigente mas gratificante,… estamos a construir os homens do amanhã.

Bom ano.

Santa Iria de Azoia,14 de setembro de 2021

O Diretor

António Marcelino

direção