AESIA – Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azoia

Boas vindas

Sejam bem vindos ao AESIA – Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azoia.

Novo ano letivo, novos desafios se avizinham para alunos. para o corpo docente e não docente mas também para as famílias.

A Escola de hoje está sujeita a grandes e rápidas transformações, assim como a novos e inesperados desafios. Sempre o soubemos, e vemo-las todos os dias, em que a construção do conhecimento é mais rápida do que a nossa capacidade de absorvê-la. Vivemos um tempo de mudança acelerada, de incerteza.

Agora que o ano letivo se inicia os desafios continuam a ser imensos.

Aos alunos que entram pela primeira vez na nova escola ou no jardim de infância abre-se um novo mundo, repleto de novos desafios. É também para eles um pequeno mundo cheio de mudança. São os novos espaços, os novos funcionários e professores, as novas regras.

Este ano voltamos a iniciar o ano com um momento particularmente diferente para receber os alunos que ingressam no primeiro ano ou no quinto ano. Vai ser no dia 15 de setembro. Na escola sede, os novos alunos serão recebidos pelos mais velhos, os alunos dos curso vocacional do 3º ciclo.

Os mais novos, alunos do 1º ano de escolaridade, irão ter também um momento especial em cada uma das escolas. Novos professores, diferentes espaços, novos materiais, livros…

Na educação pré-escolar as crianças irão conhecer os novos espaços, novos colegas, os novos professores. Tudo é novo e muda todos os dias.

Os que concluíram a escolaridade básica no ano letivo passado irão ter no dia 16 de setembro, pelas 18H00,  um momento para recordarem, recebendo das mãos das diretoras de turma os Diplomas de conclusão do Ensino Básico. Ainda na sessão de abertura do ano letivo no dia 16 de setembro iremos entregar os certificados de mérito a todos os alunos que se destacaram pela excelência dos resultados, pelo empenho demonstrado, pelo mérito artístico ou desportivo ou ainda pelo mérito de valor.

Contamos com a presença de toda a comunidade. Parabéns a estes alunos.

O AESIA possui um corpo de profissionais empenhados quer sejam professores, auxiliares técnicos ou operacionais. O AESIA tem uma comunidade educativa que acredita nas suas potencialidades e nos seus profissionais.

Tendo como primeiro e último dos objetivos a melhoraria do aproveitamento escolar e o promover uma cultura de rigor e de exigência junto dos nossos educandos, contamos com todos, professores empenhados, assistentes técnicos e operacionais envolvidos no espírito do serviço público, pais críticos e colaborativos.

Contamos com todos na procura da melhoria da qualidade educativa e da excelência. Um caminho que nos responsabiliza a todos, exigente mas gratificante,… estamos a construir os homens do amanhã.

Bom ano.

Santa Iria de Azoia, 1 de setembro de 2017

O Diretor

António Marcelino

direção