Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Abertura do Ano Letivo- intervenção do representante dos Alunos

Diego Moreira- 15/09/2017
E parece que chegou hoje o momento que há muito tempo tentava evitar. Chegou o momento de me despedir desta minha segunda casa. Desta escola que, há 5 anos, acolheu-me da melhor forma possível. Que me acolheu como um novo membro desta tão grande família que é o AESIA. É impossível descrever em 5 minutos as experiências, as vivências, as aprendizagens e todas as alegrias que aqui vivi.  Mas, assim o terei que fazer, não é verdade?! porque daqui a pouco é hora do jantar e já estamos ansiosos. Esta escola não me ensinou somente as leis da Física, da gramática, da química e da matemática. Não procurou somente “depositar” dentro da minha cabeça todas as disciplinas das metas curriculares. Não se preocupou somente em fazer de mim um aluno de grandes médias! Obviamente, que deu importância ao meu sucesso escolar! Mas, creio que a escola também soube dar importância a algo que é essencial na aprendizagem de cada um. Esta escola, procurou fazer de cada aluno que aqui passasse, uma pessoa de valores. Uma pessoa que saísse à rua e demonstra-se que, podemos ser a pessoa mais inteligente do mundo, a pessoa que sabe encontrar a solução para todos os problemas da humanidade, a pessoa que tem um conhecimento muito vasto, mas, se não usarmos essa inteligência e esse conhecimento para o bem dos outros, de nada nos vale todos esses dons que nos foram dados. Levo de cá imensas aprendizagens, ensinamentos e valores que nunca serão esquecidos. Ensinamentos esses, que, para cada um de nós serão sempre uma referência a ter na nossa vida. Levo desta escola grandes memórias que nunca serão esquecidas. Memórias que deixarão sempre saudades. Memórias que um dia recordarei como memórias antiquíssimas. Memórias que parecerão lá do tempo de Camões ou Gil Vicente. Mas, digo-vos, essas memórias estarão sempre connosco, como se tivessem sido ontem. Ou melhor, como se fossem hoje. Em cada dia da nossa vida, recordaremos essas memórias.
Agradeço a todos os que me ajudaram a criar estas memórias. Quero agradecer a todos os meus professores e todas as auxiliares pela grande dedicação e empenho que tiverem em tornar-nos pessoas melhores, e em especial, a professores como a Professora Maria Isabel Pestana, que procura ser para todos os seus alunos mais que uma professora. Procura ensinar-lhes a ser pessoas de bem, que possam utilizar o que aprendem na escola para estender o braço a quem mais precisa. Obrigado, professora, por nos ensinar com o seu exemplo todos estes valores e por nos tratar como se fôssemos seus filhos.
Agradecer também à professora Fátima Rei, pela sua paciência que parece infinita e por todas as vezes que alinhou nas nossas brincadeiras (como os manequins “challenges” do 9°F e como os jogos de matraquilhos da viagem de finalistas) e por todas as vezes que nos mostrou que não é obrigatório que para uma aula corra bem, os alunos e os professores tenham uma relação afastada. Esta ideia é um dogma a abater! Os professores e alunos devem ser amigos! Com uma relação mais aberta, mas tendo sempre em vista o respeito, a aprendizagem torná-se-à muito mais interessante e produtiva.
E agradecer também, à nossa DT, Luísa Silva, por todos o esforço e dedicação que teve connosco. Por todas as aulas que nos ajudava a superar as nossas dificuldades e nos mostrava que, por vezes, basta um pouco de esforço para as superar. E agradecer também a uma grande pessoa e amiga dos seus alunos. À grande professora Carmo Constatino! A professora tinha uma paixão imensa pela sua profissão, pela história e por tudo o que ensinava! Tinha um grande sentido de humor e um riso cativante! É impossível não ter saudades de uma professora tão única! Obrigado por tudo, professora Carmo.
Agradecer à minha família, à minha mãe, por todo o incentivo que me tem dado para estudar, aos meus avós, pelo seu grande exemplo e por estarem sempre aqui quando preciso de alguém que me dê um conselho sobre a decisão a tomar, à minha madrinha por me mostrar sempre quais são os caminhos mais sensatos a seguir. E agradecer aos meus irmãos, por estarem ao meu lado, a criar e a partilhar memórias.
Agradecer às grandes personagens desta tão grande história que aqui passei. Os meus queridos colegas. Vocês, meus amigos, são o elenco de um grande filme que nunca sairá das luzes da ribalta. Passámos juntos 5 anos. 5 anos de pura felicidade, a aprender uns com os outros. Nunca esquecerei, quando no 6° ano, jogávamos à apanhada e jogo acabava para mim, quando era apanhado e desistia, ou caía no chão forte e feio e também desista. Jamais esquecerei, os jogos de futebol que com tantos “frangos” e penaltis falhados punham todos os a rir. E jamais esquecerei todas as voltas que dávamos pela escola em convivo constante. Não sabem o quão vos estou gratos. É impossível demonstrar tanta gratidão. Vocês foram fantásticos. O destino, há 5 anos uniu-nos e agora está a separar-nos. Mas, nós estaremos sempre unidos pela memória de anos inesquecíveis, que nos marcarão para toda a nossa vida. Por favor, nunca desistam, dos vossos sonhos. Lembrem-se que, existe sempre mais uma luz ao fundo do túnel. Lembrem-se que para haver um arco-iris é sempre preciso haver uma chuvinha antes. Lembrem-se que se a vida fosse fácil, não daria tanto entusiasmo viver. Estarão sempre guardados no meu coração. Aos mais pequenos, também vos serve esta mensagem. Lembro-me quando entrei nesta escola, pensei “Onde é que eu estou? Isto é muito grande para mim.”. Agora parece-vos um labirinto, mas dentro de momentos, vão adaptar-se e viver momentos tão bons, como eu aqui vivi. Obrigado a todos e ao Diretor e à Direção, que se esforça constante por tornar este sítio, ainda melhor. Quando penso que a escola não podia estar melhor a direção surpreende-nos e melhora a escola.
Obrigado AESIA
Diego Moreira

Facebook YouTube