Educação Pré-Escolar
Na Educação Pré-Escolar, a criança é reconhecida como sujeito e agente do processo educativo. Cada criança tem uma identidade única e singular, com necessidades, interesses, capacidades e características culturais e familiares próprias que são o suporte de novas aprendizagens. Garantir à criança o direito de ser ouvida, aceder à informação, à liberdade de expressão e opinião, e tomar decisões tem como consequência considerá-la o principal agente da sua aprendizagem, dando-lhe oportunidade de participar no seu processo educativo e transferindo-lhe confiança na sua aptidão para orientar a sua aprendizagem.
Os pais/famílias, como principais responsáveis pela educação dos filhos, têm um papel determinante na comunicação que estabelecem com o educador. Uma comunicação harmoniosa é fundamental para facilitar a transição da criança do meio familiar para a educação pré-escolar. A relação de parceria desenvolvida ao longo da frequência da educação pré-escolar, permite conhecer melhor o contexto familiar e social das crianças, proporcionar a participação e contributo das famílias nas dinâmicas da escola e envolver os pais/famílias no processo educativo dos filhos.
O Departamento da Educação Pré-Escolar elaborou um projeto que contribui para os objetivos de Projeto Educativo; está de acordo com o tema aglutinador do agrupamento “Diversidade Cultural e Sustentabilidade”, e através do Projeto Curricular de Grupo, cada educadora adapta as estratégias aos saberes e necessidades de cada criança e do grupo.
No que diz respeito ao Projeto “UMA CA(u)SA CHAMADA TERRA”, a Educação Ambiental e Sustentabilidade assume especial relevância, no sentido em que se torna urgente sensibilizar para a importância do papel de cada um na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. As crianças são o futuro, e desta forma, acreditamos que é essencial transformar mentalidades e sensibilizar para a mudança. Se este planeta Terra é a nossa casa, é importante desde cedo, zelar pela sua saúde de forma afetiva, efetiva, consciente e pedagógica. Para além de que as crianças são o melhor motor na transmissão de práticas sustentáveis.