Educação Especial

De acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, e na sua redação atual, conferida pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, a educação inclusiva é um modelo educacional que assenta no desenho universal para a aprendizagem e na abordagem multinível no acesso ao currículo.

O Departamento de Educação Especial do AESIA é constituído por uma equipa multidisciplinar (docentes de educação especial e equipa técnica), com recursos humanos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão que, no desempenho das suas funções, possuem conhecimentos que lhes permitem desenvolver um trabalho transversal e em coadjuvação nos diferentes níveis  de ensino, nomeadamente:

  •  Identificação de fragilidades, potencialidades e necessidades dos alunos, o que lhes permite, em cooperação com os diferentes agentes educativos, adequar metodologias de ensino e aprendizagem.
  • Promoção do sucesso da aprendizagem para todos os alunos, de acordo com o Projeto Educativo, nomeadamente conhecimentos, capacidades e atitudes e no desenvolvimento de competências de complementaridade (aplicação de metodologias de ensino estruturado e de autonomia pessoal e social e desenvolvimento de Planos Individuais de Transição).
  • Desenvolvimento do processo de flexibilização curricular e de inclusão, contribuindo para a promoção do desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, de acordo com as áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.  
  • Desenvolvimento/criação/gestão de um ambiente favorável à aprendizagem de crianças/alunos do AESIA, visando o reforço de estratégias/metodologias de diferenciação pedagógica e a mobilização de meios (materiais, pedagógicos e humanos) adequadas a cada contexto, no sentido de motivar os alunos para a aprendizagem e sucesso educativo. Esta intervenção tem como alvo não só o apoio direto especializado à aprendizagem e à inclusão dos alunos que apresentam necessidades específicas, mas, prioritariamente, o apoio aos docentes (educadoras, professores titulares de turma e diretores de turma), para assim poderem adequadamente, desenvolver o ensino aprendizagem desses alunos.
  • Gestão de processos desde a identificação, à proposta de implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, ao seu acompanhamento, prioritariamente em contexto de sala de aula, ou em complementaridade no centro de apoio à aprendizagem (CAA) incluindo a realização de reuniões com educadoras, professores titulares de turma, diretores de turma, pais e encarregados de educação e a monitorização das medidas contempladas nos Relatórios Técnico Pedagógicos e Programas Educativos Individuais (caso dos alunos que usufruem da medida adicional – Adequações curriculares Significativas).

Os elementos do Departamento de Educação Especial desempenham ainda um papel fulcral no que respeita à:

  • Dinamização de um trabalho interdisciplinar, com a apresentação/desenvolvimento de projetos e/ou atividades impulsionadoras para o sucesso educativo e na promoção de competências socioemocionais.
  • Resolução, em equipa, de questões ou situações, sendo elementos colaboradores e ativos.
  • Organização e dinamização de ações de sensibilização e workshops gratuitos à comunidade docente, não docente, a pais e encarregados de educação, de acordo com as temáticas que integram as necessidades de formação do Agrupamento.
  • Articulação com parceiros externos.
  • Divulgação de ideias que motivem e envolvam saberes partilhados e especializados.
  • Orientação Educativa e Vocacional, na promoção da interculturalidade e da saúde mental da comunidade educativa.
  • Promoção de atividades de lazer e bem-estar aos alunos.

O Departamento de Educação Especial também integra e articula ativamente com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e através da sua coordenadora é estabelecida uma estreia articulação entre os órgãos de liderança e gestão do AESIA.