Serviço de Psicologia
O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia integra:
– a) os docentes da Educação Especial (EE);
– b) o Serviço de Psicologia representado pelos psicólogos;
– c) outros técnicos.
Muitas das questões que se colocam com a transição para o novo diploma podem ser consultada aqui
SP (Serviço de Psicologia)
O Serviço de Psicologia é uma unidade especializada dirigida a toda a comunidade educativa: discente, docente, não docente, pais e encarregados de educação. Dispõe de uma psicóloga da educação que atua nos vários níveis de educação, desde o pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico, com atribuições funcionais nos domínios da orientação escolar e vocacional, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar, e do apoio/aconselhamento psicopedagógico a alunos e professores. A técnica que integra este serviço define a sua dinâmica de acordo com um plano de ação técnica enquadrada nos referenciais legais e técnico-científicos dos psicólogos escolares, e que se traduz num plano anual próprio que, para todos os efeitos, se integra no plano anual de atividades do agrupamento.
Apoio Psico-Pedagógico e Social
LBSE – Artigo 29.º Apoio psicológico e orientação escolar e profissional |
O apoio no desenvolvimento psicológico dos alunos e à sua orientação escolar e profissional, bem como o apoio psicopedagógico às actividades educativas e ao sistema de relações da comunidade escolar, são realizados por serviços de psicologia e orientação escolar profissional inseridos em estruturas regionais escolares. |
Serviço de Psicologia e Orientação Escolar
O Serviço de Psicologia é uma unidade especializada dirigida a toda a comunidade educativa:
discente, docente, não docente, pais e encarregados de educação. Dispõe de uma psicóloga da
educação que atua nos vários níveis de educação, desde o pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino
básico, com atribuições funcionais nos domínios da orientação escolar e vocacional, do apoio
ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar, e do apoio/
aconselhamento psicopedagógico a alunos e professores. A técnica que integra este serviço
define a sua dinâmica de acordo com um plano de ação técnica enquadrada nos referenciais
legais e técnico-científicos dos psicólogos escolares, e que se traduz num plano anual próprio
que, para todos os efeitos, se integra no plano anual de atividades do agrupamento.
Programa de Orientação Vocacional
9º ano… E agora? O que fazer a seguir? Ensino regular ou ensino profissional? Quais as opções
de escolha? E a escola, para qual ir?
Estas e muitas outras dúvidas são comuns a muitos alunos que se confrontam com a mudança
do ensino básico para o ensino secundário. São diversas as questões, curiosidades, receios e
angústias dos alunos do 9º ano de escolaridade. Existem várias alternativas e, como tal,
também por vezes surgem muitas dúvidas.
Neste sentido, o Serviço de Psicologia do AESIA promove todos os anos letivos o Programa de
Orientação Vocacional (POV) destinado aos alunos do 9º ano de escolaridade. Este programa
consiste em sessões estruturadas frequentadas em turma, onde se abordam temas como:
interesses, aptidões, sistema educativo português, áreas profissionais. Onde se efetua o
diagnóstico vocacional, ou como é mais vulgarmente designado, os testes psicotécnicos.
O papel do Psicólogo na orientação vocacional dos jovens é crucial, pois é o técnico que
compreende as determinantes pessoais que influenciam as decisões dos alunos e a
interferência que certos fatores do meio exercem nesse mesmo processo de tomada de
decisão.