Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Dia Mundial da Diabetes

Celebrou-se no dia 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes, instituído pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Este dia pretende consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Por isso, o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azoia, juntou-se às iniciativas de comemoração deste dia e, mais uma vez, dinamizou um conjunto de atividades destinadas aos alunos do 2º e 3º ciclos, resultantes de um trabalho de colaboração entre professores e outros técnicos do Agrupamento, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES).

 As atividades que decorreram neste dia foram muito variadas, destacando-se:

– Atividade  “Move-te” que teve como objetivo promover a atividade física e o estilo de vida saudável;

– Atividade de pintura de mural na parede exterior do bloco C, que visou consciencializar a comunidade escolar sobre a existência deste problema de saúde;

– Atividade de quiz “Sem açúcar”, que procurou testar o conhecimento dos alunos sobre esta problemática, de uma forma lúdica e divertida.

 

Houve ainda oportunidade de distribuir maçãs pelos alunos, como forma de valorizar a sua participação e como incentivo à alimentação saudável.