Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Sala Solidária – AESIA – Escola de acolhimento para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

SALA SOLIDÁRIA  AESIA

No âmbito do Decreto-Lei n.º 3-A/2021 de 14 de janeiro,  na sua última redação, a Escola Básica 2/3 de Santa Iria de Azoia integra a rede de escolas de referência para receber filhos ou outros dependentes em idade escolar (ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo), de trabalhadores de serviços essenciais, de acordo com a Portaria nº 82/2020, de 29 de março. Este serviço será prestado nas seguintes situações:

-agregados familiares em que os dois progenitores estão comprovadamente mobilizados pela sua entidade patronal para o serviço efetivo das suas funções, de forma presencial,

– agregados familiares monoparentais, em que o/a Encarregado de Educação está comprovadamente mobilizado pela sua entidade patronal, para o exercício das suas funções, de forma presencial.

No caso de um dos progenitores se encontrar em regime de teletrabalho, não se enquadra neste serviço.

A sala solidaria-AESIA funcionará na biblioteca da Escola Básica 2/3 de Santa Iria de Azoia das 9h-17h, tendo como referência o funcionamento durante o período letivo. Aos alunos que se encontrem a frequentar este serviço, serão asseguradas as refeições escolares.

A organização deste serviço será assegurada por representantes de cada um dos Departamentos Curriculares e acompanhado por uma equipa de docentes e assistentes operacionais .

Para o efeito, deverão preencher a inscrição através da manifestação de interesse enviando um mail para sala.solidaria@aesia.pt , indicando o nome do aluno, idade, ano de escolaridade, entre outros elementos que considere importantes, a identificação do(s) encarregado(s) de educação (nome, profissão, local de trabalho contacto, nº cartão de cidadão e enviar, em anexo, um comprovativo da(s) entidade(s) patronal, em como estão mobilizados para o serviço efetivo das suas funções, de forma presencial.

A Sala Solidaria AESIA  iniciará o seu funcionamento a partir do dia 27 de janeiro.

Mantendo-se as orientações do primeiro modelo, os pais dos alunos com menos de três anos com necessidade de escola de acolhimento deverão comunicar pelo mesmo meio manifestando a necessidade. Estas situações serão sinalizadas junto da Segurança Social .

Santa Iria de Azoia, 22 de janeiro de 2021

 

Lista de Escolas de Acolhimento 
Lisboa e Vale do Tejo

Facebook YouTube