Caracterização


E.B. 1 / J.I. No. 5 de Santa Iria de Azóia (Escola Fernando Pessoa) A E.B. 1 / J.I. No. 5 de Santa Iria de Azóia (Escola Fernando Pessoa) fica situada na Rua Catarina Eufémia, no Bairro da Portela de Azóia, freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures, distrito de Lisboa.

É um estabelecimento público com Jardim-de-infância e 1o. Ciclo do Ensino Básico.

Trata-se de um equipamento educativo do tipo Plano Centenário, em edifício único, com dois pisos. No seu interior tem quatro salas de aula, sanitários para os alunos, professores e auxiliares; cinco arrecadações (duas nas salas de aulas, duas a meio das escadas e uma no vão da escada); um gabinete de apoio aos professores e escadas de acesso ao piso superior.

Foram acrescentados dois monoblocos, um para funcionamento de sala e outro para casa de banho. Anexo ao edifício foi construído um pavilhão adaptado a refeitório dos alunos. Possui como espaços livres um pátio de recreio descoberto e um telheiro que cobre a área que liga a escola ao pavilhão.

A escola funciona com atividades letivas das nove horas às dezasseis horas e continua em funcionamento até às dezassete horas e trinta minutos com as atividades de enriquecimento curricular (1oCiclo), e o prolongamento de horário até às dezoito horas e trinta minutos (Pré-escolar).