Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Kit de Emergência e para o Plano Familiar de Emergência

Ex. Senhores, 
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) está a promover, durante o mês de março, uma campanha nacional de sensibilização dos cidadãos para o Kit de Emergência e para o Plano Familiar de Emergência, dando assim seguimento à sua estratégia de proximidade aos cidadãos.  
Esta campanha, iniciada no Dia Internacional da Proteção Civil, a 1 de março, inclui a distribuição digital, junto da população em geral, dos dois cartazes: “Já tem… 1 Kit de Emergência para Situações de Catástrofe?” e “Já tem… 1 Plano Familiar de Emergência para Situações de Catástrofe?” 
 Para minimizar o impacto de desastres e catástrofes naturais ou humanas é fundamental estar preparado. A ENB explica, passo por passo, através destes dois cartazes, como criar um Kit de Emergência e como elaborar um Plano Familiar de Emergência.  
Ambos são disponibilizados com informação complementar e detalhada, na seguinte ligação: https://www.enb.pt/multimedia.html    
 Nas suas redes sociais, a ENB está a divulgar pequenos vídeos intitulados “Cidadão Resiliente”, que dão voz a celebridades, figuras conhecidas da sociedade portuguesa, mas também ao cidadão comum. Pode colaborar na campanha, partilhando os vídeos e ajudando a fazer chegar esta mensagem o mais longe possível. 
 Em simultâneo, a ENB está a preparar dois MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) para formação à distância dirigido à população em geral. O primeiro, denomina-se “Kit de emergência e Plano familiar de emergência”, com arranque público a 16 de abril de 2026, na sequência da campanha nacional de sensibilização.  
 O segundo, denomina-se “Incêndios Rurais, o que fazer, antes, durante e depois do incêndio”, com arranque público a 30 de abril de 2026. 

Colabore, partilhe com todos os seus contatos e imprima, afixando nas suas instalações estes cartazes que ajudam a salvar vidas! 
 Cartaz “Já tem… 1 Kit de Emergência para Situações de Catástrofe?”: https://enb.pt/admin/docs/repositorio/Cartaz_ENB_KIT.pdf   
 Cartaz “Já tem… 1 Plano Familiar de Emergência para Situações de Catástrofe?”: https://enb.pt/admin/docs/repositorio/Cartaz_ENB_PLANO.pdf  

Agradecemos desde já toda a atenção e colaboração dispensada! 

Cumprimentos da ENB
Facebook YouTube