Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Exposição “Viver o Património no AESIA”

Exposição “Viver o Património no AESIA” – 9 a 17 de março
Galeria do Castelo de Pirescouxe

Reconhecendo o precioso contributo que tem sido a participação no Projeto aLeR+ para a consolidação dos hábitos de leitura, unificando todo um agrupamento em torno da mesma, e aceitando o desafio da Câmara Municipal de Loures para constituir parceria no projeto de requalificação e recuperação do Palácio de Vale de Flores, numa procura de otimização de recursos e rentabilização de esforços, optou-se por redimensionar o plano de ação a LeR+. Assim, “Viver o Património no AESIA” (Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia) pretende ser o tema aglutinador a encabeçar o projeto, consolidando práticas já instaladas, regulares e consistentes, mas também abrindo novos trilhos na promoção de hábitos de leitura e no desenvolvimento das competências literácitas dos alunos.

Pretende-se assim continuar a abranger um leque curricular diversificado, não descurando a vertente cívica e lúdica, indissociáveis dos nossos propósitos. Visa, de igual modo, envolver, ativamente, a comunidade escolar. Em última instância, resume-se a um unir, redirecionar e otimizar de esforços no sentido de uma atuação conjunta para formar cidadãos leitores e críticos ao longo da vida e constituir um forte contributo na concretização das metas definidas no PEA, voltando, à semelhança de anos anteriores, a dar ênfase à promoção e divulgação do património histórico-cultural de Santa Iria de Azóia e em estreita sintonia com o meio ambiente.

Para contemplar os principais objetivos delineados e tendo em conta a temática da Quinta de Vale de Flores, local do palacete em ruínas com o mesmo nome, selecionamos a obra, Uma Aventura no Palácio da Pena, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que encabeçará, o projeto e constituirá o ponto de partida para a abordagem da temática do palácio de Vale de Flores na escola sede do Agrupamento. Nas restantes seis escolas foram escolhidas, pelo corpo docente do primeiro ciclo, a obra, O Tesouro do Palácio, de Ana Saldanha e Yara Kono por tratarem temáticas diretamente relacionadas com o Palácio em questão e a sua zona de implantação. No pré-escolar que trabalha conjuntamente “A água” contextualizando o Palácio e o Rio optou-se pela obra, O Nadadorzinho, de Leo Lionni.

Pretende-se que as obras, uma vez lidas sirvam de alavanca à criatividade dos alunos constituindo, desta forma, um meio e não um fim em si mesmas, contrariando a tendência que se vinha seguindo em anos anteriores.

A exposição de trabalhos decorrerá, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura, entre os dias 9 e 17 de março, na galeria do Castelo de Pirescouxe.

 

Facebook YouTube