Historial

O Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia (AESIA) iniciou o seu funcionamento em 1 de setembro de 2004 tendo como público-alvo crianças e alunos da idade pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.

As escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância (JI) do agrupamento estão distribuídas pelo centro da Vila de Santa Iria de Azóia, lugares de Portela de Azóia, Via Rara e Bairro da Covina, agora integrando a atual União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, Bobadela e S. João da Talha, do concelho de Loures. A Escola sede – EB 2.3. de Santa Iria de Azóia – fica situada na vila de Santa Iria de Azóia, mais precisamente no lugar de Pirescoxe tendo iniciado a sua atividade no ano letivo de 1989/90.

A sua área de abrangência está inserida na União das Freguesias de Santa Iria de Azoia, Bobadela e São João da Talha com 16,29 km² de superfície e 44 331 habitantes (2011). Apresenta uma densidade populacional de 2 721,4 habs./km².

Nas décadas de 60 e 70 do século passado construíram-se extensos bairros clandestinos, mas os últimos anos caracterizaram-se pela construção de novas urbanizações e equipamentos urbanos de lazer e pela implantação de numerosas empresas de serviços e comércio. No entanto, grande parte da população ativa da freguesia trabalha no setor terciário, nos concelhos de Lisboa, para onde se desloca diariamente.

A vertente educativa e formativa do Agrupamento engloba desde a educação pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade e assenta em três pilares:

a) liberdade de aprender e de ensinar salvaguardada, respetivamente, pela diversificação da oferta educativa e formativa proposta aos alunos e pelo respeito por diferentes opções metodológicas dos professores;

b) justiça, traduzida em igualdade de oportunidades para todos os alunos tendo em conta as dificuldades apresentadas, e respeito pelas aprendizagens menos formais, com relevo para as expressões físicas e artísticas pelo seu elevado poder educativo para as crianças e jovens;

c) democracia, assente na disponibilidade para a aceitação de diferenças, na adequação das respostas a situações mais específicas e na participação de todos na vida escolar.