CF124 – PERTURBAÇÃO
DO ESPECTRO DO AUTISMO: DA INTERVENÇÃO PRECOCE À INTERVENÇÃO ESCOLAR.
A
formação procura dotar os formandos com conhecimento princípios e valores da Educação Inclusiva e Equitativa, estratégias de diferenciação pedagógica, medidas educativas, metodologias de avaliação e monitorização das aprendizagens, para que cada aluno possa
intervir, participar, adquirir saber e desenvolver competências essenciais para a sua vida
quotidiana autodeterminação e
autonomia. A legislação
sobre Educação
Inclusiva, em Portugal foi implementada há quatro
anos atrás, ainda
surgem muitas dúvidas na sua operacionalização, por isso considera-se que será importante para os profissionais a oportunidade de terem acesso a conteúdos formativos atualizados, numa perspetiva universal, de refletirem conjuntamente, de produzirem conhecimento,
e de terem acesso à partilha de experiências profissionais, que possam contribuir para uma prática educativa mais eficaz e coesa.
Ação
acreditada: CCPFC/ACC-120595/23
Releva
para efeitos de progressão em carreira de Professores na DCP dos GR 910,920,930 de acordo com o art.º 9.º do RJFCP.
Formadores: Olga
Margarida Paulo de Sá e Sónia Pereira Camba
Público-Alvo:
Professores
dos Grupos 910, 920, 930
Início:
06
de novembro de 2023
Para
mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
CF140
– HISTÓRIA E CULTURA CIGANAS – O CONHECIMENTO COMO FACILITADOR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Ação
acreditada: CCPFC/ACC-113248/21
Para
os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Nº
Horas-15
Formador: Nuno
Miguel Moreira Teixeira
Público-Alvo: Educadores
de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Início:
09 de
novembro de 2023
Para
mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
CF143- INTERVIR
NO PRESENTE E REPENSAR O FUTURO – O OLHAR DO EDUCADOR E DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tendo em conta o
papel dos educadores e dos docentes de EE no processo de desenvolvimento/aprendizagem e inclusão das crianças, considera-se fundamental, formar e promover a reflexão destes profissionais sobre os fatores de risco/proteção do desenvolvimento infantil, de modo
a contribuir para a valorização do desenvolvimento profissional, e para aquisição de novos conhecimentos e competências que permitam a estes profissionais exercer práticas qualificadas e verdadeiramente inclusivas.
Ação
acreditada::: CCPFC/ACC-113313/21
Releva para
a progressão em carreira na DCP (dimensão científica e pedagógica) de professores dos grupos dos GR. 100, 110, 910, 920, 930 de acordo com o art.º 9º do RJFCP.
Nº
de horas
: 25
Formadoras: Helena
Neves e Maria João Garcia
Público-Alvo
Educadores
de Infância, Professores do 1º ciclo e de Educação Especial
Início:
07
de novembro de 2023
CF133- AMBIENTES
DESAFIANTES NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O BEM-ESTAR E SUCESSO DOS ALUNOS
Pretende-se promover competências centrais, tanto a nível individual como social
e relacional, como o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, explorando diversas ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional .
Pretende munir os docentes de estratégias com impacto no desenvolvimento pessoal
e social, comportamental dos alunos . Aprender a cuidar de si é fundamental para cuidar dos outros e fortalecer a relação com os mesmos. A relação é primordial, sendo a base do nosso bem-estar e sucesso.
Ação
acreditada: CCPFC/ACC-
120137/23
Releva
para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário previsto no n.º 1 do artigo 8.º, do RJFCP
Nº
de horas
: 25
Formadora: Vanessa
Esmeralda Rodrigues Pereira
Público-Alvo: Educadores
de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Início: 14
de novembro de 2023
Para
mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
Releva
para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica (DCP)de docentes de música: dos grupos 250, 610, M01 a M45 ao abrigo do artigo 9º do regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.
Formador: Francesco
Luciani
Público-Alvo
Professores
de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M45
Início:
22
de novembro de 2023
Para
mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
M. Largo do Monte, n.º 1 | 1170-253
Lisboa
T. 218 246 020 |
E. cfamm@assp.pt
w. www.assp.pt/pt/cfamm | www.assp.pt
—
AESIA – SERVIÇO DE SECRETARIA
Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia
secretaria@aesia.pt | tel. 21 000 00 00
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira das 9h – 16h