Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 9/CV/ 2020_21

INFORMAÇÃO Nº 9/CV/ 2020_21

01-04-2021

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros de 11 de março, uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento, no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu o dia 15 de março como data de retoma das atividades em regime presencial da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e o dia 5 de abril para os restantes níveis de ensino.

Neste sentido, cumpre-nos informar que o AESIA está a mobilizar todos os recursos e esforços para que a reabertura decorra da forma mais normalizada possível, respeitando o cumprimento das normas estabelecidas no nosso Plano de Contingência.

Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a orientação conjunta DGS/DGEstE/ISS sobre o Programa de Rastreios Laboratoriais para SARS-CoV-2 nas Creches e Estabelecimentos de Educação e Ensino decorreu, na semana de regresso ao ensino presencial, o processo de testagem para os profissionais afetos à pré-escolar e 1º ciclo, através da utilização de testes rápidos de antigénio (TRAg), que se prolongará ao longo do ano letivo.

Neste processo de operacionalização das testagens coube à escola assegurar todas as condições logísticas necessárias para a sua concretização e eficiente realização, evitar ajuntamentos e assegurar o regular funcionamento das atividades educativas/letivas. O processo decorreu de acordo com o planeado e não houve a registar casos positivos no universo de profissionais testados.

A mesma comunidade de profissionais foi submetida a vacinação no dia 27 de março.

Relativamente aos profissionais afetos aos 2º e 3º Ciclos a testagem está agendada para o dia 06 de abril e, de acordo com o planeamento da task-force, prevê-se que estes profissionais comecem a ser vacinados no fim de semana de 10 e 11 de abril.

Como destaca a DGS, a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos, na atual situação epidemiológica, “constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais”.

Neste sentido, cumpre reforçar a necessidade de manutenção de todos os cuidados no que respeita ao cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento do ano letivo 2020/2021, sendo fundamental que cada um de nós continue a ter presente os seguintes cuidados:

  1. Lavagem e higienização das mãos;
  2. Cumprimento das regras de etiqueta respiratória;
  3. Distanciamento social;
  4. Uso correto de máscara (quando determinado);
  5. Contactar o SNS24 se surgirem sintomas compatíveis com COVI-19, e informar a Autoridade de Saúde, se possível.

A Equipa do Plano de Contingência