Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 8/CV/ 2020_21

INFORMAÇÃO Nº 8/CV/ 2020-21

De acordo com a evolução da situação relativa à pandemia, o Agrupamento registou neste inicio período um crescente aumento de casos positivos na comunidade escolar. Neste sentido, o AESIA continuou a responder prontamente às solicitações, agilizando procedimentos e modos de atuação, procurando minimizar o impacto na realização das atividades escolares previstas. Não temos, contudo, conhecimento de problemas de saúde de maior relevância associado aos alunos e adultos que estão em casa por via do Covid19.

Continuando a ser colocadas questões relativas aos procedimentos inerentes ao surgimento de alunos/adultos infetados com o SARS-COV2 os procedimentos adotados, conforme temos referido, não sofreram alterações e respeitam as orientações da Autoridade de Saúde Local. Reitera-se pois a mensagem nuclear:

  1. Logo que o Agrupamento tem conhecimento formal (comprovado com um documento) de um caso positivo, comunica à Autoridade de Saúde Local (ASL) para validação e demais procedimentos;
  2. Assim que recebidas as determinações da ASL, a Equipa do Plano de Contingência encaminha o Anexo I do Plano para o Ponto Focal do estabelecimento de educação e ensino para ser enviado aos professores/diretores de turma da(s) turma(s) envolvidas no sentido de as fazer chegar aos pais e encarregados de educação e demais profissionais envolvidos; Envia também o Anexo II para toda a comunidade escolar  apelando a uma vigilância mais ativa;
  3. Caso a resposta da Autoridade de Saúde não chegue dentro das 48 horas previstas, após a comunicação do AESIA, é enviada uma informação aos pais dos alunos das turmas envolvidas, informando-os dos procedimentos adotados pelo Agrupamento (protocolo 2.0);
  4. Estes procedimentos têm estado a correr com bastante normalidade, embora tenham surgido alguns constrangimentos, devido ao facto de a Autoridade de Saúde Local não responder em tempo útil.
  5. Estas e outras informações podem ser consultadas na página web do AESIA – www.aesia.pt.

Caracterização da situação (COVID-19).

Desde o início do segundo período até à presente data, sinalizámos vinte e um casos positivos (alunos/adultos) no Agrupamento que foram reportados diretamente à Autoridade de Saúde Local (ASL). Na sequência do isolamento profilático e da prescrição de testes surgiram mais seis novos casos que foram acompanhados pelas respetivas unidades de saúde.

Em consequência de algumas situações, durante este período, foi determinado pela ASL o isolamento profilático de sete turmas nas Escolas EB1/JI.

Alguns alunos/adultos estão em regime de isolamento profilático por determinação da ASL, da Saúde 24 ou outra, por terem estado em contacto ou coabitarem com uma pessoa infetada.

De salientar que dos casos comunicados à Autoridade de Saúde Local (ASL), à data, quinze continuam a aguardar a determinação das medidas a adotar. Conforme temos referido o AESIA não tem competência para determinar qualquer medida no âmbito da Saúde Pública.

A Equipa do Plano de Contingência