INFORMAÇÃO Nº 8/CV/ 2020-21
De acordo com a evolução da situação relativa à pandemia, o Agrupamento registou neste inicio período um crescente aumento de casos positivos na comunidade escolar. Neste sentido, o AESIA continuou a responder prontamente às solicitações, agilizando procedimentos e modos de atuação, procurando minimizar o impacto na realização das atividades escolares previstas. Não temos, contudo, conhecimento de problemas de saúde de maior relevância associado aos alunos e adultos que estão em casa por via do Covid19.
Continuando a ser colocadas questões relativas aos procedimentos inerentes ao surgimento de alunos/adultos infetados com o SARS-COV2 os procedimentos adotados, conforme temos referido, não sofreram alterações e respeitam as orientações da Autoridade de Saúde Local. Reitera-se pois a mensagem nuclear:
Caracterização da situação (COVID-19).
Desde o início do segundo período até à presente data, sinalizámos vinte e um casos positivos (alunos/adultos) no Agrupamento que foram reportados diretamente à Autoridade de Saúde Local (ASL). Na sequência do isolamento profilático e da prescrição de testes surgiram mais seis novos casos que foram acompanhados pelas respetivas unidades de saúde.
Em consequência de algumas situações, durante este período, foi determinado pela ASL o isolamento profilático de sete turmas nas Escolas EB1/JI.
Alguns alunos/adultos estão em regime de isolamento profilático por determinação da ASL, da Saúde 24 ou outra, por terem estado em contacto ou coabitarem com uma pessoa infetada.
De salientar que dos casos comunicados à Autoridade de Saúde Local (ASL), à data, quinze continuam a aguardar a determinação das medidas a adotar. Conforme temos referido o AESIA não tem competência para determinar qualquer medida no âmbito da Saúde Pública.
A Equipa do Plano de Contingência