Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 7/CV/ 2020_21

Tendo chegado ao fim o primeiro período do presente ano letivo, entendemos ser pertinente apresentar uma breve caracterização relativa à situação da COVID-19 no AESIA. Durante este período, foi possível realizar um trabalho de preparação de meios (recursos humanos, infra-estruturas, documentação) envolvendo uma equipa alargada, que inclui também o Coordenador de Estabelecimento em cada uma das escolas do 1º ciclo, de modo a responder de forma eficaz à evolução da pandemia no nosso Agrupamento.

Ao longo deste tempo foi possível implementar e ajustar procedimentos e normas de conduta, também em articulação com as Associações de Pais do AESIA, com o propósito de minimizar o impacto e a expansão de casos positivos. Foi também nossa intenção informar de forma prudente e adequada toda a Comunidade Escolar, na lógica das “bolhas” constituídas, aquando do surgimento de casos positivos, fossem eles alunos ou adultos, no estreito cumprimento do Plano de Contingência do AESIA.

Relativamente aos casos comunicados à Autoridade de Saúde Local (ASL), importa referir que nem sempre obtivemos resposta com a celeridade pretendida, criando pontualmente constrangimentos, quer seja de comunicação, quer de procedimentos. O AESIA não tem competência para determinar qualquer medida no âmbito da Saúde Pública, conforme referimos nas diversas informações. De salientar, no entanto, que dos trinta casos comunicados à ASL recebemos, na sua maioria, as determinações correspondentes que comunicámos de imediato à turma e à comunidade envolvida.

Nunca é demais referir que o comportamento da grande maioria dos elementos constituintes da Comunidade Escolar tem contribuído de forma expressiva para o cumprimento das diretrizes definidas no nosso Plano de Contingência e consecutivamente para a consolidação de boas práticas e modos de atuação.

Agradecemos pois todo o empenho, quer seja dos atores educativos, dos alunos que mostraram um comportamento e atitudes que nos encheram de satisfação, mas também dos pais e encarregados de educação que muito contribuíram para ultrapassar esta fase da vida escolar. A pandemia ainda não terminou pelo que só podemos continuar a pedir toda a colaboração para que o próximo ano se desenvolva num clima de maior tranquilidade, com segurança e responsabilidade.

Boas Festas, com muita segurança.

Santa Iria de Azóia, 23 de dezembro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

O Diretor