Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 6/CV/ 2020_21

Na linha de continuidade das informações anteriores e considerando a necessidade de atualizar a mesma, procura-se fazer uma caracterização sumária da situação referente ao (COVID-19) e mais uma vez reforçar a divulgação dos procedimentos e as formas de atuar de acordo com o Plano de Contingência do AESIA, com as normas em vigor e orientações da Direção Geral de Saúde.

Conforme já referido anteriormente na procura de combater a desinformação apela-se a colaboração estreita com os primeiros interlocutores dos pais e encarregados de educação, Educadora Titular de Grupo (ETG), Professor Titular de Turma(PTT) ou Diretor de Turma(DT). São estes atores educativos que fazem a ligação com a equipa de acompanhamento do Plano de Contingência, que inclui também os Coordenadores de Estabelecimento.

Em todo o tempo as Associações de Pais e Encarregados de Educação têm participado no processo de forma construtiva, no apoio na melhoria da comunicação e dos procedimentos ou na participação nas reuniões com as autoridades de saúde.

Louvamos pois a atitude de todos também no cumprimento rigoroso do Plano de Contingência, dos protocolos ao tempo aprovados e legitimados pela Autoridade de Saúde Local e apela-se a uma consulta frequente às Perguntas Frequentes – “Saúde Escolar – Pandemia Covid-19”, enviados para todos os mails do AESIA, que inclui os dos alunos) e continuam disponíveis na página WEB.

  1. Caracterização da situação (COVID-19).

Desde o inicio do ano letivo até à presente data, sinalizámos vinte e dois casos positivos no Agrupamento que foram reportados diretamente à Autoridade de Saúde Local(ASL). Na sequência do isolamento profilático e da prescrição de testes surgiram mais alguns novos casos que foram acompanhados pelas respetivas unidades de saúde.

Estes alunos ou adultos infetados só poderão apresentar-se na escola após receberem a alta médica que é dada pelo médico assistente /médico de família. (Perguntas Frequentes Versão 1.1)

A maioria das situações já regressou à escola e não temos conhecimento de quaisquer implicações na saúde dos alunos ou adultos em exercício no AESIA, tal como nas respetivas famílias.

Em três destes casos aguardamos as respetivas orientações da ASL, a última das quais foi hoje comunicada.

Do acumulado dos casos referidos, duas turmas de uma Escola do Agrupamento encontram-se em isolamento profilático até hoje, dia 24 de novembro, inclusive.

Continuam em regime de isolamento profilático por determinação da ASL, da Saúde 24 ou outra, alguns alunos por terem estado em contacto ou coabitarem com uma pessoa infetada.

  1. Procedimentos e formas de atuar perante um caso positivo

Os fluxos de comunicação continuam suportados numa relação de confiança e responsabilidade entre todos: Encarregado de Educação/DT, PTT ou Educadora Titular de Grupo/ Equipa do Plano de Contingência, que inclui os Coordenadores de Estabelecimento.

Os comunicados habituais (Comunicação 1, dirigido à turma do aluno/adulto e Comunicação 2 – dirigido à escola ou às turmas que frequentam o Bloco manhã/tarde, caso da EB23) só serão enviados às famílias após a validação da ASL, conforme referido em informações anteriores. Em processo de validação dos casos, o AESIA disponibiliza todas as informações, incluindo a planta da sala de aula, à ALS para que possam tomar a melhor das decisões.

O AESIA não é competente para determinar o isolamento profilático a qualquer aluno ou adulto.

Relembramos mais uma vez que, perante sintomas sugestivos de COVID-19, deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS24- 808242424) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

Em caso de haver duas determinações diferentes relembramos as orientações, prevalece sempre a determinação da Unidade de Saúde Pública de Loures/Odivelas.

 

Santa Iria de Azóia, 24 de novembro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

O Diretor