Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 5/CV/ 2020_21

No seguimento das informações anteriores, cumpre-nos comunicar que, em relação à situação (Turma da Escola EB 2.3) referida no comunicado antecedente, verificou-se já o regresso total dos alunos da turma, dando cumprimento às indicações da Autoridade de Saúde Local.

Relativamente ao ponto de situação COVID-19, reportamos o seguinte:

1.       Um adulto de uma Escola EBI/JI do Agrupamento testou positivo. O caso foi de imediato comunicado à Autoridade de Saúde. Após indicações recebidas, os contactos de alto risco ficaram em isolamento profilático até ao próximo dia 10 de novembro, inclusive.; 

2.       Dois alunos da mesma turma da Escola EB 2,3 encontram-se infetados pelo novo coronavírus, pelo que, em conformidade com a determinação da Sra. Delegada de Saúde, do dia 5 de novembro, a turma que estes alunos frequentam ficará em isolamento profilático até ao próximo dia 13 de novembro, inclusive.

3.       Temos ainda confirmado, até à data, mais um caso de aluno da EB 2,3 cujo teste foi positivo e outro de uma escola EB1/JI que aguardamos indicações da Autoridade de Saúde local sobre os procedimentos a adotar.

4.       Relembramos que perante um caso confirmado (COVID-19) e recebidas as orientações da Autoridade de Saúde Local serão enviados dois tipos de comunicação aos Encarregados de Educação:

a.       Comunicação 1 – dirigida aos Encarregados de Educação dos alunos das turmas envolvidas, através de email para o/a Diretor/a de Turma, Professor/a Titular de Turma, com as diretrizes da Autoridade de Saúde;

b.       Comunicação 2 – dirigida aos Encarregados de Educação dos alunos:

– que frequentam o Bloco e o mesmo turno no caso da EB2.3, ou

– dos grupos de turmas ou Escola nos casos das restantes Escolas Básicas do AESIA.

  1. Aos outros elementos da comunidade escolar, como pessoal docente e não docente são comunicadas, quando aplicáveis, as orientações da Saúde Pública.
  2. Na perspetiva de melhor informar os alunos e adultos que se encontrem a cumprir um período de quarentena, e segundo as informações disponíveis no momento, estes só poderão regressar à atividade na escola após o cumprimento do isolamento e, caso seja prescrito, perante a apresentação de teste negativo. Os casos positivos só regressarão após apresentação de declaração de alta médica.

 

De salientar que o comportamento da generalidade dos elementos da comunidade escolar, neste período atípico, é merecedor do nosso reconhecimento pela forma responsável e empenhada no cumprimento das normas definidas. Nunca é demais salientar que é nossa prioridade o reforço da segurança e prevenção, relembrando os cuidados que cada um deverá cumprir:

  1. Lavagem e higienização das mãos;
  2. Cumprimento das regras de etiqueta respiratória;
  3. Distanciamento social;
  4. Uso correto de máscara (quando determinado) .

Também na escola continuamos a movimentar-nos dentro dos espaços limitados, higienizando periodicamente espaços e equipamentos ou ventilando as salas

Renovamos o apelo para que sempre que alguém da comunidade escolar desenvolva sintomas sugestivos de COVID-19, deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS24- 808242424) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

Santa Iria de Azóia, 06 de novembro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

O Diretor