Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 4/CV/ 2020_21

Na sequência de informações anteriores somos de comunicar que dois alunos da mesma turma da Escola EB 2,3, se encontram infetados pelo novo coronavírus, pelo que, em conformidade com a determinação da Sra Delegada de Saúde, do dia 16 de outubro, a turma que estes alunos frequentam ficará em isolamento profilático até ao próximo dia 26 de outubro, inclusive.

Ocorreram na mesma turma outros casos de alunos que apresentaram alguns dos sintomas de infeção mas cujos testes foram negativos.

 

Outros alunos e adultos das escolas do Agrupamento têm sido testados e o resultado tem sido negativo. Há alunos e adultos que se encontram em isolamento profilático durante alguns dias como medida cautelar por indicação da Saúde 24.

Considerando que a estrutura de segurança adotada pelo agrupamento escolar assenta na lógica de bolha por bloco, em cada situação confirmada de infeção, serão efetuados dois tipos de comunicação aos Encarregados de Educação:

  1. Comunicação 1 – dirigida aos Encarregados de Educação dos alunos das turmas envolvidas, através de email para o/a Diretor/a de Turma, Professor/a Titular de Turma abrangidos por diretrizes da Autoridade de Saúde;
  2. Comunicação 2 – dirigida aos Encarregados de Educação dos alunos:

– que frequentam o Bloco, no caso da EB23, ou

– dos grupos de turmas ou Escola nos casos das restantes Escolas Básicas do Agrupamento.

Aos outros elementos da comunidade educativa, como pessoal docente e não docente serão também comunicadas, quando aplicáveis, as orientações dos técnicos de saúde.

Sublinha-se o já divulgado anteriormente: o AESIA só atua nas situações devidamente sinalizadas e validadas e continuará a realizar todas as diligências no sentido de fazer chegar o mais célere possível a comunicação junto das autoridades de saúde, bem como proceder rápida divulgação das orientações emanadas por aquelas autoridades.

Neste momento as Autoridades de Saúde têm considerado dois tipos de situações:

  • Os contactos de risco elevado identificados, com contacto a menos de 2m durante mais de 15 min, todos ou alguns alunos da turma presentes no(s) dia(s) referenciados pela escola.
  • Em relação a alunos e adultos não abrangidos pela situação anterior- contactos de Risco Baixo- dependerá da análise do contexto a decisão quanto às circunstâncias e à necessidade, ou não, de aplicação de medidas adicionais e manter a vigilância passiva sobre o seu estado de saúde.

A escola, em qualquer das situações, reforça as medidas de arejamento frequente dos espaços e da higienização de locais e zonas de contacto (puxadores, manípulos, interruptores, corrimões, etc…), conforme o Plano de Contingência e os protocolos em vigor.

Vamos continuar a colaborar com as autoridades de saúde e assegurar a comunicação com a comunidade escolar de forma regular.

 

Santa Iria de Azóia, 17 de outubro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

 

O Diretor