Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

INFORMAÇÃO Nº 3/CV/ 2020_21

Na procura de desenvolver uma gestão de proximidade na monitorização da evolução pandémica, o AESIA tem vindo a melhorar a sua plataforma de comunicação através de diversos fluxos de informação entre os diversos intervenientes.

Pretende-se por outro lado combater a desinformação. Uma comunidade informada está mais consciente da realidade que exige uma continuada melhoria nas condutas e procedimentos.

Reforça-se também a mensagem de que o AESIA só atua nas situações devidamente sinalizadas e validadas e com a orientação da Autoridade de Saúde Local e do Ministério da Educação.

Pela segunda vez, no dia 7 do corrente, Direção, Equipa do Plano de Contingência, Associações de Pais reuniram com a Autoridade de Saúde Local no sentido de partilhar as mudanças entretanto operadas e a situação vivenciada em todas as escolas do agrupamento.

Partilhámos o esforço de todos na prevenção louvando a responsabilidade assumida por crianças, jovens e adultos.

Pese embora as necessidades de melhoria na comunicação que tem que existir neste contexto entre agrupamento e o ACES de Loures/Odivelas louvou-se o esforço dos profissionais de saúde aos continuados apelos das comunidades educativas e sublinhou-se a necessidade de aperfeiçoar alguns dos mecanismos. Partilhámos também as alterações na comunicação interna entre os diversos intervenientes no sentido de a tornar mais célere mas também mais fidedigna, nomeadamente entre Direção/Equipa de Coordenação Plano de Contingência, Coordenadores de Estabelecimento e Associações de Pais.

Continuamos a acompanhar a evolução da situação com os nossos alunos, pessoal docente e não docente e temos obtido uma colaboração responsável por parte dos pais e encarregados de educação. Têm-nos sido comunicado algumas situações de familiares de alunos supostamente infetados ou em isolamento profilático mas nenhuma destas situações nos foi reportada pela Autoridade de Saúde Local.

Hoje mesmo foi-nos comunicado por um Encarregado de Educação a situação de que tinha feito o teste ao coronavirus, que deu positivo, e que o seu educando não iria à escola por prevenção. Esta colaboração é importante e fundamental para toda a comunidade escolar.

Continuamos a acompanhar a situação das crianças no caso de um adulto infetado numa das escolas do Agrupamento anteriormente comunicado e que brevemente regressarão à escola.

Conforme já referimos em comunicado anterior logo que o AESIA esteja na posse de informação validada pelas autoridades de saúde é acionado o Plano de Contingência, informados os alunos e adultos envolvidos das diretivas da Autoridade de Saúde e comunicada a situação à comunidade escolar da escola onde se venha a verificar o caso.

Santa Iria de Azóia, 08 de outubro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

O Diretor