Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Informação nº 10 CV 2020-21

A toda a comunidade escolar

Durante o presente ano letivo a Equipa do Plano de Contingência avaliou e monitorizou as condições das escolas que fazem parte deste Agrupamento, relativamente ao cumprimento do referido Plano e demais legislação específica.

Esta equipa procedeu à construção de diversos documentos de modo a agilizar procedimentos relativos à pandemia, nomeadamente o reporte de casos positivos à Autoridade de Saúde e consecutivamente a comunicação das determinações emanadas desta Autoridade à comunidade escolar envolvida. No total foram reportados setenta e oito casos positivos (sessenta e cinco alunos e treze adultos) sendo que, vinte e quatro originaram a determinação de isolamento profilático da totalidade da turma.

Ainda relativo às funções inerentes à Equipa do Plano de Contingência, esta supervisionou e colaborou na organização dos processos de testagem do pessoal docente e não docente, bem como no processo de vacinação, através da recolha de informação e tratamento de dados de modo a facilitar/permitir a operacionalização destes eventos.

Fazendo uma avaliação global, importa referir que o Agrupamento soube adaptar-se a esta nova realidade e desenvolveu uma dinâmica proactiva, procurando responder de forma eficaz às situações/casos que emergiram neste período e procurou prestar plena colaboração com a Autoridade de Saúde em todas as fases de intervenção da mesma.

Salientamos o comportamento da generalidade dos elementos da comunidade escolar, sendo merecedor do nosso reconhecimento pela forma responsável e empenhada no cumprimento das normas definidas.

Agradecemos pois, toda a dedicação, quer seja do pessoal docente, pessoal não docente, dos alunos que mostraram um comportamento e atitudes que nos encheram de satisfação, mas também dos pais e encarregados de educação que muito contribuíram para superar com êxito este período atípico. De igual modo, agradecemos a inestimável ajuda e colaboração que recebemos por parte da Autoridade de Saúde, quer seja no acompanhamento das situações reportadas, bem como nos esclarecimentos prestados.

Resta-nos solicitar a vossa colaboração futura, para que o próximo ano letivo se desenvolva num clima de tranquilidade, segurança e responsabilidade.

 

A Equipa de Plano de Contingência

António Marcelino

Anabela Paulo

Ana Marques

Carlos Lopes

____________________________________________