Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Informação Nº 1/CV/ 2020_21

Informação Geral nº 1/CV- Ano letivo 20/21

Segurança

Na sequência da determinação do governo, Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho, o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azoia desenvolveu um conjunto de orientações e medidas excecionais no sentido de “apoiar a retoma das atividades letivas e não letivas em condições de segurança, salvaguardando o direito de todos à educação, no ano letivo de 2020/2021”, em cumprimento com as orientações da DGEste e da Direção Geral de Saúde.

Este conjunto de medidas visa promover a segurança sanitária das escolas do Agrupamento, procurando garantir condições de higiene e meios que permitam a deteção célere de eventuais casos suspeitos e uma atuação rápida e eficaz, sempre em articulação com as autoridades de saúde.

Assim, no seguimento das orientações emanadas pela DGS e, após reunião da Equipa Operativa do Plano de Contingência e Direção do Agrupamento determinou-se o seguinte:

-Atualizar e divulgar o Plano de Contingência do AESIA, continuando a valorizar as medidas preventivas já divulgadas em informações anteriores, nomeadamente, medidas de proteção sanitária, de higiene e segurança próprias, preconizadas pelas autoridades de saúde.

-Definir circuitos de circulação interna nas várias escolas permitindo uma melhor orientação espacial de alunos e adultos e evitar cruzamento de pessoas;

-Afetar cada turma a um bloco e sala específicos (exceção para as aulas de EF e os turnos de CN/FQ);

– Definir espaços no exterior dos blocos, de modo a estabelecer áreas que restrinjam a circulação de alunos entre blocos diferentes;

– Condicionar o acesso aos diferentes serviços existentes na escola:

Utilização do Bar

 A utilização do serviço de bar será excecional, pelo que se recomenda que cada aluno venha munido de lanche e água. Os bebedouros existentes no recinto escolar, não estarão acessíveis para utilização.

Utilização do Refeitório

-O serviço de Refeitório na escola EB2,3 terá de obedecer a uma série de restrições. A lotação está bastante limitada, pelo que os interessados em almoçar no refeitório terão de ser divididos por turnos, estando sujeitos a um tempo de espera condicionado ao número de encomendas diárias.

-Para os alunos que têm aulas durante o turno da manhã, será também possível  optar pela refeição na modalidade de take away.

-Recomendamos a aquisição das refeições via GIAEONLINE, com a maior antecedência possível, sempre até às 16h do dia anterior, a fim de evitar aglomerados de alunos junto do Quiosque da escola (ver tutorial GIAE).

– Os alunos do turno da tarde deverão, preferencialmente, almoçar em casa.

– Os alunos não podem trazer almoço para consumo na escola.

Mantém-se a Ação Social Escolar para os alunos mais abrangidos pelo Escalão A e B.

Utilização da Papelaria

-Nas três primeiras semanas os alunos poderão adquirir o material escolar existente na papelaria da escola, mediante um horário estipulado para cada turma que será comunicado aos alunos pelo Diretor de Turma. Posteriormente será definido o procedimento a adotar na utilização deste espaço após este período.

  Utilização dos Serviços Administrativos

Deverá privilegiar-se a comunicação digital ou telefónica. O atendimento presencial requer marcação prévia.

Posteriormente serão divulgadas informações mais pormenorizadas sobre os diferentes serviços.

Recomendações Gerais

-O cartão do aluno deverá ser carregado, preferencialmente, via transferência bancária pelo EE. O comprovativo da transferência deverá ser enviado por email para a secretaria (secretaria@aesia.pt)

-Os alunos não poderão utilizar os cacifos, pelo que devem trazer diariamente todo o material necessário e levá-lo para casa, no final das aulas.

-Será distribuído a cada aluno um kit com 3 máscaras reutilizáveis; estas deverão ser lavadas no final de cada dia.

– Os alunos devem fazer-se acompanhar sempre de uma máscara suplente e saco de plástico/capa de plástico própria (identificada com o nome) para colocar a máscara durante as refeições e nas aulas de Educação Física.

   Importante

Qualquer elemento da comunidade educativa  com sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19 não deve apresentar-se na escola. Deve contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) ou outras linhas criadas para o efeito e proceder de acordo com as indicações fornecidas pelos profissionais de saúde. Esta situação deve ser comunicada à escola.

 

 

 

 

 

Não obstante o exposto, todos os elementos da comunidade educativa devem cumprir as medidas definidas no Plano de Contingência do AESIA.

Este ano constitui um novo desafio que exige um processo de adaptação para todos e para o qual pedimos toda a vossa colaboração, num contexto que será monitorizado regularmente e, sempre que se justifique, poderão existir reajustamentos ao longo do tempo, em consonância com as orientações da Direção Geral de Saúde, da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e do Plano de Contingência do AESIA e que serão prontamente divulgados.

 

Santa Iria de Azóia , 17 de setembro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

O Diretor