Agrupamento de escolas de Santa Iria de Azóia

Covid-19 – Informação nº 2/CV/2020_21

O início do presente ano letivo surge no contexto de uma evolução epidemiológica geradora de um clima de incerteza e ansiedade entre toda a comunidade educativa. Neste quadro o AESIA foi mais uma vez desafiado a organizar o ano letivo de forma diferente e no respeito pelas orientações da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Direção Geral de Educação e da Direção Geral da Saúde adotando novos modelos de organização e de funcionamento, na procura de garantir segurança e tranquilidade entre todos os agentes educativos e assegurar o bem-estar e as aprendizagens dos nossos alunos. Para responder de forma mais eficaz, neste período atípico, foram definidos procedimentos e agilizados meios, tendo sido reformulado o Plano de Contingência, que poderá ser consultado na página do Agrupamento.

Estes objetivos só serão passíveis de concretizar com a colaboração de todos – alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, parceiros educativos – para enfrentar os novos desafios, no cumprimento das regras estabelecidas e na compreensão para os problemas que, decerto, irão surgir. Nesse âmbito, a monitorização que temos desenvolvido tem revelado atitudes por parte de todos que vão ao encontro das orientações em vigor no Agrupamento.

Assim, em cumprimento das orientações da DGS e do ME:

  1. As aulas decorrem em regime presencial.
  2. Na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, as atividades funcionam em regime normal, sendo desfasados o período de almoço e os intervalos, com restrições na circulação dentro da escola e implementação de medidas de segurança nos recreios.
  3. Para os restantes ciclos, a mancha horária foi alargada de 12 para 14 tempos letivos, dividido em dois turnos. O turno da manhã (5º,7º e 9º anos) decorrerá das 08:00 às 13:30 Horas e o da tarde (6º e 8º anos) das 13:15 às 18:45 Horas, com intervalos de 5 e 10 minutos em cada um dos turnos.
  4. Os alunos terão a quase totalidade das atividades letivas e não letivas concentradas num turno, com exceção do Desporto Escolar e Apoios, que funcionam em contra horário.
  5. Os alunos foram organizados em grupos/turmas, mantendo-se esta organização ao longo de todo o período de permanência na escola. Os grupos/turmas, sempre que possível, têm horários de aulas, intervalos e período de refeições organizados de forma a minimizar o contacto com outros grupos/turmas.
  6. As aulas de cada turma decorrem na maioria das vezes na mesma sala e com lugar fixo por aluno.
  7. No dia da apresentação foram distribuídas a cada aluno 3 máscaras (reutilizáveis e laváveis até 25 vezes). Não será permitida a entrada na escola a quem não seja portador de máscara.
  8. Em cada estabelecimento de ensino foram definidos percursos de circulação com o objetivo de evitar a concentração e o cruzamento de alunos/adultos.
  9. Em caso de surgimento de casos confirmados de COVID-19, o Agrupamento informará as respetivas famílias envolvidas ou os adultos, bem como a comunidade de cada escola, de acordo com as orientações das Autoridades de Saúde.
  10. Até ao momento registou-se um caso de um adulto infetado numa das escolas do Agrupamento, pelo que, em conformidade com o atrás referido, foi acionado o Plano de Contingência, informados os alunos e adultos envolvidos das diretivas da Autoridade de Saúde e comunicada a situação à respetiva comunidade escolar.

O AESIA, através da equipa de acompanhamento do Plano de Contingência, dos coordenadores de estabelecimento e da direção continuará a acompanhar a evolução pandémica, propondo-se a emitir regularmente comunicados sobre a evolução da situação, bem como dar conta dos ajustamentos organizacionais que entretanto possam vir a ocorrer.

Santa Iria de Azóia, 01 de outubro de 2020

A Coordenadora do Plano de Contingência

O Diretor